domingo, 21 de novembro de 2010

UM "CAUSO" DI FUTIBOR DI ROÇA

UM "CAUSO" DI FUTIBOR DI ROÇA

Uma casião nóis foi jogá um jogo ficiar lá na serra, chegano lá a coisa garrô, deus di u cumeço, a num dá certo.
Puis, num é Qui tinha lá um fulano querenu de toda lei jogá.
Puis é! U timi tudu iscalado i u intruiz quereno intrá nu campo.
E o danado diz que era centararfo, mais gostava memo é de jogá de arfo esquerdo.
Vai di hora eis num dêxa.
Prá quê! É baxo! U homi virô um lião.
U homi ficô brabu divera.
Catô a garrucha i sento um tiro na bola!.
Aí fiquemo sem modo jogá.
Peleja daqui, pricura dalí... fumo arrumá uma bola no São Pedo, assim memo paguemu luguer.
Começô u jogo... vira mexe, nóis tinha que buscá a bola nu corgu, di tanto Qui eis dava chutão.
Eu cumo era ispertu, garrava prosiá cu golero deis i dexava eli disprivinido.
Ansinzinhu que a bola vinha, eu cascava um coice na bicha i marcava o gôrru.
Eis intão ficava morreno di reiva!
Vai di hora, um dêis, vêiu nimim, mó di pegá a bola.
Veiu, mais Veiu cus dois pé na artura do meu peitú, antão foi quandú eu saí fora i carquei u cutuvelu na viria dêli.
Eli sí rodopiô nu á e fucinhô nu chão.
Quá! U juize quando viu ele fucinhano nu chão e eu cá bola, inté gostô, soprô o apito e escramô:

-Levanta marmanjo, fou jogada normá.

Eu achi que o juize num gostava dei!
No finar, ganhemú i levemú u prêmiu Qui era uma leitôa e um garrafão de pinga de alambique e uma Quarta de fubá.
Dispois dêssi jogo de futibor, eu fiz até uma moda Qui proceis vô cantá:


Saracura é bichu dágua,
gavião du á,
u capeta num si sarva,
modi num sabê rezá;

Idi vera, justamenti tali quá,
ediceta pontú e virga,
reticença coisa e tá;

Nú leru leru,
eu tamem queru lerá,
vô falá no adjetivo,
e nu adverbiá."

Nenhum comentário:

Postar um comentário